terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


A IGREJA DE CRISTO e a igreja dos homens

A grande providência de Deus para o ser humano caído foi à provisão do Redentor, para que através de sua morte expiatória ele comprasse para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; para que destes pudesse fazer reis e sacerdotes a fim de reinarem com Deus para todo sempre. A esta assembléia de redimidos, Cristo denominou Igreja. Igreja esta que ele mesmo edificou para ser a principal agente implantadora do Reino de Deus aqui na Terra.

Vinte séculos se passaram desde que Cristo edificara a sua Igreja, e durante este dois milênios Satanás vem lançando a sua semente na plantação do Senhor. Ao produto desta semente denomino “igreja dos homens”.Assim como o joio cresce junto com o trigo, a Igreja de Cristo cresce junto com a igreja dos homens e o nosso papel é discerni e avaliar em qual delas estamos inseridos.

A Igreja de Cristo é edificada por Ele e as portas do inferno não podem prevalecer contra ela, pois é uma Igreja militante. A igreja dos homens é edificada baseada nos projetos pessoais dos próprios homens, e a porta desta igreja tem sucumbido diante do inferno, pois a mesma é uma igreja passiva.

A Igreja de Cristo é formada por duas ou mais pessoas que estão reunidas em e por amor ao seu Nome, em qualquer lugar e a qualquer hora, pois onde os seus membros estão, ali esta a Igreja. A igreja dos homens é formada por passoas que se reúnem por amor e em nome de qualquer coisa, com hora marcada e em um lugar determinado, sempre com interesses utilitaristas.

Na Igreja de Cristo os membros são como o vento, pois o vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai, porque estes membros nasceram de novo. Na igreja dos homens os membros são como a onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma a outra parte, tais membros experimentaram apenas o “calor de um ventre materno”(mornidão da religiosidade), mas nunca chegaram a um novo nascimento.

Na igreja de Cristo os líderes são chamados de servos e os que desejam ser os maiores precisam tornar-se os menores. Na igreja dos homens os líderes buscam títulos para os destacarem e aqueles que desejam ser os maiores passam por cima dos “menores”.

Na Igreja de Cristo o que vale é a simplicidade da manjedoura. Na igreja dos homens o que vale é a grandiosidade dos templos.

Na Igreja de Cristo o maior projeto de todos são os homens pelos quais Cristo derramou o seu sangue. Na igreja dos homens o maior projeto de todos são as estruturas erguidas, às quais Cristo disse que não ficariam pedra sobre pedra que não fosse derribada.

Na igreja de Cristo os pastores apascentam o rebanho voluntariamente, sempre de ânimo pronto tendo zelo por ele e ensinando-o a Verdade, estes pastores refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente. Na igreja dos homens os pastores apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações, estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.

Na Igreja de Cristo prega-se Ajuda do Alto. Na igreja dos homens prega-se auto-ajuda.

Na igreja de Cristo o que vale são as duas moedinhas da viúva pobre que estão atreladas a um coração generoso. Na igreja dos homens o que vale são as grandes quantias dos ricos mesmo que estas estejam atreladas as suas sobras.

Na Igreja de Cristo as coisas loucas, fracas, desprezíveis e vis são escolhidas para confundir as sábias e as fortes, e para aniquilar as que são para que ninguém se glorie perante ele, antes se alguém quiser gloriar-se que glorie no Senhor. Na igreja dos homens as coisas loucas, fracas, desprezíveis e vis não têm lugar nem espaço, pois a igreja dos homens é formada por sábios, fortes e por aqueles que pensam ser alguma coisa, porque estes mesmos não querem buscar nenhuma glória que não sejam as suas próprias glórias.

Na Igreja de Cristo o importante é o ser e o doar-se para Deus e para os homens. Na igreja dos homens o importante é o ter e o receber de Deus e dos homens.

Na Igreja de Cristo prevalece a misericórdia e a justiça. Na igreja dos homens prevalece o juízo e a injustiça.

Na Igreja de Cristo ele tem livre acesso para andar entre ela. Na igreja dos homens ele está a bater na porta.

Na Igreja de Cristo os membros lavam os pés uns dos outros. Na igreja dos homens eles brigam por uma posição.

Na Igreja de Cristo a dignidade do ser humano está acima de todas as coisas. Na igreja dos homens os dogmas religiosos estão acima de todas as coisas.

Na Igreja de Cristo cada pessoa é amada incondicionalmente; e por isso é louvada pelos frutos de justiça mediante a sua fé na justiça de Deus. Na igreja dos homens cada pessoa é apenas um número e é louvada pelos seus estereótipos religiosos.

Na Igreja de Cristo a glória do discípulo é negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir o seu Mestre. Na igreja dos homens a glória dos seus mestres (pois nela não há discípulo) é de negarem a cruz, se encherem deles mesmos e seguirem os seus próprios corações.

Na Igreja de Cristo tudo é Dele, por meio Dele e para Ele; glória, pois a ele eternamente.Amém. Na igreja dos homens tudo são deles, por meio deles e para eles; Misericórdia para eles!

Voz do que clama


Nenhum comentário:

Postar um comentário